Caminho do Itupava

    
    
    
    
    

:: Localização
:: Mapa Caminho
:: Roteiro Recomendado
:: Equipamentos
:: Camping
:: Estrutura Turística


:: Anhangava
:: Flora e Fauna
:: Calçamento
:: Casa do Ipiranga
:: Estrada de Ferro
:: Véu de Noiva
:: Garganta do Diabo
:: Santuário do Cadeado
:: Marumbi
:: Salto dos Macacos
:: Porto de Cima
:: Prainhas
:: Bóia Cross
:: Morretes
:: Barreado


:: Relatos Históricos
:: Estatísticas
:: Arqueologia








FOTOS
Zig Koch

TEXTOS
Julio Fiori

WEB
Hilton Benke








FOTOS
Zig Koch

TEXTOS
Julio Fiori

WEB
Hilton Benke
      O Caminho    |     Roteiro    |     Atrações    |     História    |     Contato    

Localização


 

A serra ainda conserva intacto o calçamento original e o caminho é facilmente transitável da atual Borda do Campo, onde se inicia no ponto final do ônibus, passa ao lado das ruínas da Casa Ipiranga e cruza a ferrovia.

Segue bem preservado até novamente cruzar a ferrovia no santuário do Cadeado, nascendo a meio caminho uma trilha a esquerda que leva à represa, à estação do Véu da Noiva e a cachoeira homônima. Continua abaixo do santuário passando por uma grande clareira, onde se fazia as cobranças dos impostos e encontra a estrada pouco abaixo da estação Engenheiro Lange, daí continua margeando o Rio Nhundiaquara pelas prainhas, onde ainda se conservam muitos pequenos trechos calçados, até a estrada da Graciosa (PR411) no Porto de Cima.


Como Chegar


A Partir de Borda do Campo (Quatro Barras)

Ônibus: No terminal Guadalupe, em Curitiba, pegue o ônibus para Quatro Barras (Curitiba-Timbu ou Curitiba-Quatro Barras). Chegando ao terminal de ônibus de Quatro Barras, pegue o ônibus Borda do Campo. Desça no ponto final. A trilha começa um pouco adiante, seguindo pela mesma rua que o ônibus veio.

Carro: Em Quatro Barras (cidade da Região Metropolitana de Curitiba), siga pela rua principal, e mais para frente, siga as placas indicativas de Borda do Campo, um bairro desta cidade. Siga pela avenida principal do Bairro, até o final, e pergunte à população local sobre o início do Caminho do Itupava.

A Partir de Porto de Cima

Ônibus: De Morretes, pegue um ônibus regular até Porto de Cima, peça para descer na Estrada de Prainhas. Siga esta estrada até o início da trilha.

Carro: A partir de Porto de Cima, siga a Estrada de Prainhas até a entrada do Caminho. Está sendo construído no local, um Centro de Apoio ao Aventureiro.

Como Voltar


É possível viajar diretamente de Porto de Cima a Curitiba, porém em algumas vezes o ônibus chega cheio e não é incomum que este não pare no ponto correto. O melhor a se fazer, é pegar um ônibus, de Porto de Cima até Morretes, já que lá existem mais opções de retorno, tanto em ônibus ou trem. Porém em finais de semana, as linhas "regulares" de ônibus que ligam a Morretes tornam-se um pouco escassas, e a tarefa pode demorar um pouco. Outra boa opção é tomar um táxi em Porto de Cima, que custa entre 10 e 15 reais, e leva até quatro pessoas. De trem

É possível voltar de trem, tanto de Morretes, quanto da Estação do Marumbi. Muita atenção com relação aos horários!

Para verificar horários e preços, consulte a Serra Verde, empresa que administra o trecho.

Ônibus

Em Morretes e Porto de Cima existem companhias regulares que trafegam para Curitiba. Aguarde, em breve disponibilzaremos informações com relação a horários e valores das passagens.

Mapa com o traçado do caminho (Google Earth)







AltaMontanha.com :: Página Inicial :: O Caminho :: Atrações
História :: Roteiro Recomendado :: Localização
Como Chegar :: Equipamentos :: Contato

® Portal AltaMontanha.com ::: Todos os direitos reservados