Caminho do Itupava

    
    
    
    
    

:: Localização
:: Mapa Caminho
:: Roteiro Recomendado
:: Equipamentos
:: Camping
:: Estrutura Turística


:: Anhangava
:: Flora e Fauna
:: Calçamento
:: Casa do Ipiranga
:: Estrada de Ferro
:: Véu de Noiva
:: Garganta do Diabo
:: Santuário do Cadeado
:: Marumbi
:: Salto dos Macacos
:: Porto de Cima
:: Prainhas
:: Bóia Cross
:: Morretes
:: Barreado


:: Relatos Históricos
:: Estatísticas
:: Arqueologia








FOTOS
Zig Koch

TEXTOS
Julio Fiori

WEB
Hilton Benke








FOTOS
Zig Koch

TEXTOS
Julio Fiori

WEB
Hilton Benke
      O Caminho    |     Roteiro    |     Atrações    |     História    |     Contato    

Estrutura Turística


 

Recuperação do Caminho

Ponte sobre o Rio TaquaralO programa PRÓ-ATLÂNTICA vem sendo desenvolvido através de uma parceria entre vários órgãos e secretarias de governo do Estado do Paraná e o governo Federal da Alemanha com a contribuição financeira do banco KfW Entwicklungsbank para recuperação de parte do caminho com a limpeza do calçamento, desobstrução dos sistemas de drenagem, construção de passarelas e pontes para facilitar a transposição nos pântanos e rios.

As novas intervenções e melhoramentos são executados com materiais e técnicas modernas para facilitar a identificação dos trechos originais do caminho e também está sendo criado um posto de informações em Borda do Campo e um centro de visitantes nas Prainhas.

Informações

No planalto tem o Posto de Informações na Borda do Campo e no pé da serra tem o Centro de Visitantes na estrada das Prainhas que funciona aos sábados, domingos e feriados.

Emergências

Os únicos locais permanentemente habitados em que se pode encontrar alguma ajuda em emergências nas proximidades da trilha depois que se inicia a caminhada é a Estação Ferroviária do Véu de Noiva, no meio da serra e a Estação Marumbi que abriga a sede do parque, ambas com possibilidade de evacuação por trens e litorinas. E a Usina de Marumbi no final da trilha, já na estrada das Prainhas, onde se pode evacuar algum ferido em automóveis 4X4.

O local mais adequado para encontrar socorro em qualquer tipo de emergência é a Estação Marumbi onde se concentram guardas florestais e montanhistas experientes que sempre se apresentam como voluntários para estas operações, interceptando os trens para evacuações urgentes ou requisitando veículos 4X4 que ficam estacionados na Estação Eng. Langue.

Orquídeas e Bromélias




AltaMontanha.com :: Página Inicial :: O Caminho :: Atrações
História :: Roteiro Recomendado :: Localização
Como Chegar :: Equipamentos :: Contato

® Portal AltaMontanha.com ::: Todos os direitos reservados