Caminho do Itupava

    
    
    
    
    

:: Localização
:: Mapa Caminho
:: Roteiro Recomendado
:: Equipamentos
:: Camping
:: Estrutura Turística


:: Anhangava
:: Flora e Fauna
:: Calçamento
:: Casa do Ipiranga
:: Estrada de Ferro
:: Véu de Noiva
:: Garganta do Diabo
:: Santuário do Cadeado
:: Marumbi
:: Salto dos Macacos
:: Porto de Cima
:: Prainhas
:: Bóia Cross
:: Morretes
:: Barreado


:: Relatos Históricos
:: Estatísticas
:: Arqueologia








FOTOS
Zig Koch

TEXTOS
Julio Fiori

WEB
Hilton Benke








FOTOS
Zig Koch

TEXTOS
Julio Fiori

WEB
Hilton Benke
      O Caminho    |     Roteiro    |     Atrações    |     História    |     Contato    

Morro do Anhangava


 


O nome significa "morada do diabo" em tupi-guarani e não se tem notícia da primeira ascensão, mas na Caverna do Urubu existem inscrições do séc. XVIII.

Em princípios do séc. XX foi estabelecida uma romaria católica com a criação de uma "via crucis" composta de 14 cruzes que terminava numa capela no cume sul e em meados de 1940 se iniciou o desbravamento das primeiras vias de escalada em rocha que acabariam por transformar a montanha na verdadeira escola paranaense deste esporte.

As extensas paredes rochosas de suas encostas superiores oferecem desafios técnicos variados, desde a simples caminhada ao cume até escaladas em rocha classificadas do grau III ao IXa.

Além da facilidade de acesso, o Anhangava conta com um excelente refúgio de montanha na base e um completo manual que descreve e mapeia 174 vias classificadas por dificuldade, indicando acessos e cuidados.

Morro do Pão de Loth


Está situado no início da descida da serra, a direita do caminho que percorre um pequeno trecho de suas encostas e deve seu curioso nome a associação de sua forma peculiar com o conhecido bolo de fubá, bem característico da cozinha portuguesa.

O nome de Pão de Loth surge oficialmente em documentos datados de 1791 enquanto o Ouvidor Pardinho em 1721 faz referência a Pedra do Descanso situada em sua vertente inferior, a esquerda do caminho, onde os viajantes faziam uma parada para beber da água que brota no fundo de uma gruta próxima.

O cume do morro é facilmente alcançado por rota visual e oferece uma vista magnífica do Anhangava, de todo o vale abaixo e também do planalto que se estende a oeste.


Morro do Anhangava

Morro do Anhangava

Pico do Anhangava







AltaMontanha.com :: Página Inicial :: O Caminho :: Atrações
História :: Roteiro Recomendado :: Localização
Como Chegar :: Equipamentos :: Contato

® Portal AltaMontanha.com ::: Todos os direitos reservados